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Spend Analysis: criticidade interna e complexidade do mercado

  • Foto do escritor: Ana Carolina de Siqueira Bomfim
    Ana Carolina de Siqueira Bomfim
  • 26 de out. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de out. de 2021

O Spend Analysis, também conhecido como Análise de Gastos, é o primeiro passo para organização interna das suas categorias de compras. Ele permite que a empresa compreenda como funciona a sua carteira de gastos, definindo quais gastos podem ser negociáveis (que sofrem alterações, por exemplo, compra de suprimentos) e não negociáveis (que não sofrem alterações, por exemplo, os impostos).



Para o Spend Analysis, é necessário que seja realizado uma categorização dos dados atuais da empresa, essa categorização pode ser feita internamente ou terceirizada por uma empresa especializada.

Com os dados organizados, separe as categorias e os valores negociáveis. Para cada categoria temos que identificar algumas respostas para análise da criticidade interna e complexidade do mercado.


Criticidade Interna:

Qual é o volume de compras?

Qual é o impacto da categoria na empresa? Em caso de falta do item ou serviço, a EMPRESA pode parar? A má qualidade do item entregue ou serviço prestado pode afetar a produtividade da EMPRESA?


Qual é a complexidade no processo de compras? A previsão de compra da EMPRESA é confiável? O processo atual de validação, escopo e aprovação é otimizado? A demanda é variável?


Complexidade do mercado:

Quantos fornecedores estão envolvidos nessa categoria? Como é feita a distribuição do market share? Qual o nível de competição entre os fornecedores? Os fornecedores possuem capacidade ociosa de produção? Qual a capacidade de atendimento do fornecedor em comparação a demanda EMPRESA?

Existem barreiras governamentais e legais? Existem barreiras de investimentos por parte do fornecedor?

Como se dá a volatilidade dos preços?


Após a análise da complexidade do mercado e criticidade interna é possível separar a sua categoria em Gargalos, Estratégicos, Oportunidades e Alavancagens e definir a estratégia de compra para cada categoria priorizando as categorias com baixa complexidade de implementação e alto potencial de economia.



Autora: Ana Carolina de Siqueira Bomfim

 
 
 

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